27.3.08

Relaxe e goze - parte dois

Minha gente, eu estava lendo o livro Quando Nietzsche Chorou e me surpreendi com uma das teorias do próprio Nietzsche. É a mesma que citei no post Relaxe e Goze, do mês de Março.
“Disseque suas motivações mais profundamente! Achará que jamais alguém fez algo totalmente para os outros. Todas as ações são autodirigidas, todo serviço é auto-serviço, todo amor é amor-próprio. – As palavras de Nietzsche assomaram mais rapidamente, e ele prosseguiu célebre. – Parece surpreso com esse comentário? Talvez esteja pensando naqueles que ama. Cave mais profundamente e descobrirá que não ama a ele: ama isso sim as sensações agradáveis que tal amor produz em você! Ama o desejo, não o desejado. Assim, permita que pergunte de novo por que deseja servir-me? Novamente, pergunto-lhe, doutor Breuer – aqui a voz de Nietzsche se tornou severa - : quais são suas motivações?”
Só que naquele post eu pensava que era somente um devaneio infantil do meu amigo e da minha cabeça. Agora com esse argumento de autoridade, tem como negar essa verdade? É interessante adotar esse ponto de vista, mas há como nega-la sim. Eu prefiro me fingir de bobo, relaxar e gozar, e não vou mudar de idéia nem tão cedo.

Um comentário:

Brasnetto disse...

Jah dizia martinha: relaxa e goza! Ei Tô afim de ler esse livro, gostei desse trecho!!!