27.2.08

Ovelha Negra

Composição: Rita Lee

"Levava uma vida sossegada
Gostava de sombra
E água fresca
Meu Deus!
Quanto tempo eu passei
Sem saber!
Uhhhh!...

Foi quando meu pai
Me disse: "Filha, você é a Ovelha Negra
Da família"
Agora é hora de você assumir
Uhhhh! E sumir!..."


Não que minha família esteja fazendo pressão, mas foi isso que me tirou o sono essa noite. Rolava pra cá, pensava no resultado do cefet-pe. Rolava pra lá, me vinham aqueles frustrantes questionamentos sobre a vida. E depois de muito ruminar, sou acordado por minha consciência que dizia: “você é a ovelha negra do mundo. Agora é hora de você se assumir!”. Ou seja, cheguei à mesma conclusão que tia Lee: preciso ter um tipo de independência. Essa é uma necessidade nata do ser humano, e uma das coisas que pode satisfaze-la é o trabalho. Não é que eu queira sair em câmera lenta do shopping, de óculos escuros e abarrotado de sacolas, mas quando você está trabalhando, sente a sensação de dever cumprido e liberdade. Além do mais, o trabalho dignifica o homem, se olharmos na perspectiva do Novo Testamento¹.

OK, mais uma meta pra minha vidinha. Entretanto, vou dar prioridade à mim no momento. Preciso de um tempo pra organizar minhas idéias, e só depois é que me jogo nessa roleta russa, que se chama vida. Mas esses questionamentos são ótimos, pois só fazem esclarecer e definir meus objetivos.

1 - No Velho Testamento, qual foi o castigo que Deus deu a Adão por ter comido o fruto proibido? trabalho...

Um comentário:

Brasnetto disse...

Hum... é... a sensação de independência que sentimos é maravilhosa... mas no meu caso ando um pouco frustrado, por que depois de quase seis meses de experiência estou vendo que o que estou fazendo ainda não é bem o que eu quero. Por isso não me sinto muito gratificado com o meu trabalho. As vezes me dá vontade de fazer como o Ken, chutar o balde...